COMO SER UM LÍDER DE ALTA PERFORMANCE FOI O TEMA DEBATIDO NA PRIMEIRA PALESTRA DO CICLO DE ATIVIDADES DO TWP EM 2018

O papel do líder para obter uma alta performance da sua equipe foi o assunto do bate papo intermediado pela administradora e especialista em gestão de negócios Zaira Vasconcelos em palestra promovida pelo TWP – Centro de formação corporativa – uma parceria entre a Próton Sistemas e a TW2 Sistemas. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana na noite da quinta feira (26), e reuniu vários profissionais de diferentes áreas de negócios, que realizam o papel de líder ou que pretendem realizar.

Na abertura do evento, o Diretor de Controladoria da Próton Sistemas Wilson Prado, e o Diretor de Sistemas Paulo Rogério deram boas vindas a todos apresentando a iniciativa TWP e destacando a relevância da formação e qualificação da mão de obra para o mercado. Mesmo não estando presente fisicamente, o Diretor de Negócios da Próton Sistemas Adolfino Neto, gravou vídeo apresentando a palestrante da noite e suas credenciais, além de destacar a importância da parceria entre a PRÓTON e a TW2 Sistemas para o fortalecimento das empresas da região através do desenvolvimento de pessoas.

A Zaira Vasconcelos abordou questões como cultura organizacional, liderança e alta performance. Segundo ela, o papel do líder é fundamental na performance do time. Liderar é basicamente relacionamento com pessoas. “Se não sei lidar com pessoas não terei sucesso como líder. Preciso me perguntar se estou fazendo o melhor hoje ou apenas o possível? Não basta ser mais ou menos. E se eu consigo fazer minha equipe fazer mais, preciso estar atento ao reconhecimento disso”, analisa.

Na palestra, Zaira debateu que um dos grandes desafios que os donos de empresa enfrentam na atualidade está relacionado com o engajamento das pessoas. Muitos reclamam que as pessoas não vestem a camisa, nem têm uma produtividade adequada. Mas, estudos mostram que a maior responsabilidade pelo resultado da produtividade está diretamente ligada ao líder. E é este grande desafio que estes líderes enfrentam atualmente. Eles buscam soluções fora de si, no mercado, ou nas pessoas, ou na conjuntura, mas dificilmente enxergam os problemas dentro para si próprios. É preciso identificar quais são as suas características e o seu comportamento diante da sua equipe, e se isso agrega ou não valor na relação com os seus liderados. Outro grande desafio é identificar qual é o perfil do líder mais adequado para o perfil da equipe e para o tipo da atividade de negócio.

Houve interação com o público e os convidados foram questionados por Zaira sobre o que motiva as pessoas e como trabalhar para que ocorram o engajamento dentro das equipes. Outro aspecto importante abordado na noite foi quanto a definição de qual é o perfil ideal de um líder na atualidade. “É o que chamamos de liderança situacional, utilizar as ferramentas de acordo com cada situação. Se estou em um momento de crise eu preciso dar comandos, traçar novas estratégias e farei até atingir os objetivos. Mas um líder deve envolver as pessoas na razão do “por que” daquilo, se não, não haverá engajamento nem fidelidade desta equipe. É preciso motivação sempre, reconhecimento, flexibilidade cognitiva, capacidade de aprendizado e autoconsciência do seu papel de liderança. O objetivo disso tudo é que sejamos felizes, somos seres realizadores.”, comentou a palestrante.

QUEM É ZAIRA VASCONCELOS?

Administradora de Empresas, Pós-graduada em Gestão de Negócios e Finanças, Mestre em Administração Profissional, pela UFBA – Escola de Administração, Coach (empresarial, executivo e life) pela ActionCoach e Sociedade Brasileira de Coaching.

Com mais de 30 anos atuando na gestão de empresas (como executiva, gestora ou educadora), sendo que nos últimos 18 anos como consultora e coaching para executivos e donos de empresas de pequeno porte e tendo acumulado mais de 8 mil horas de atendimento (entre individuais e em grupo), pôde constatar que a chave para a alta performance das empresas, está fundamentalmente na alta performance dos seus donos ou líderes.

Fonte:
http://lp.zairavasconcelos.com.br/zaira-vasconcelos
SOBRE O TWP

O TWP é um Centro de Educação Corporativa criado pela Próton Sistemas e a TW2 Sistemas, e tem como objetivo fomentar o mercado de palestras, cursos e capacitações nas áreas demandadas pelos seus clientes e parceiros. A ideia central é identificar nos clientes e no mercado em geral, quais as deficiências em cada setor das empresas e propor melhorias, sejam elas na parte administrativa e operacional, ou nos sistemas de gestão em uso. O diferencial da iniciativa TWP é dar ao cliente o conhecimento do tamanho que ele necessita.
Para mais informações entre em contato:

Próton Sistemas
Rua Barão do Rio Branco, 1.137 Edf. Clilab – 2 º andar
Centro – Feira de Santana- Ba
Tel.: 55 75 2101-3744
E-mail: proton@protonsistemas.com.br

http://www.protosistemas.com.br
http://www.tw2.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s