A PRÓTON participou do Code Challenge com o projeto “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica com Armazenamento em Nuvem”
Foram quatro dias intensos de programação na Campus Party Bahia – CPBA2, que nesta edição reuniu mais de cinco mil campuseiros e cerca de 80 mil pessoas na Arena Fonte Nova em Salvador. O Gerente de Tecnologia da PRÓTON, Mauricio Reale, registrou os principais momentos da CPBA2, destacou a participação da PRÓTON em atividades do evento, e considerou a sua participação “bastante inspiradora e produtiva”.
Criptografia, Blockchain e Moedas Digitais
Essa temática foi abordada em várias apresentações realizadas no espaço Workshop Blockchain & IoT. As moedas digitais (ou “criptomoedas”, como são genericamente designadas) são uma realidade cada vez mais presente e com significativa tendência de crescimento. Mais de US$ 60 bilhões em transações de Bitcoin – uma das criptomoedas mais populares – são atualmente contabilizadas. Um dos segredos do seu sucesso é a criptografia, que garante a segurança das transações realizadas, através de uma tecnologia conhecida como blockchain. O processamento dessas transações (ou “mineração”) pode ser feito por qualquer pessoa, sendo uma das atividades que mais crescem atualmente na internet, e muitos produtos de software e hardware estão sendo desenvolvidos para explorar esse novo e lucrativo mercado.
Code Challenge
Os desafios são uma tradição da Campus Party e uma oportunidade para aprendizado e demonstração de habilidades em certas áreas de conhecimento, incluindo robótica, hardware, software e manufatura. Essas atividades contam com a participação de professores, estudantes e profissionais dessas áreas no desenvolvimento de projetos – algumas Startups acabam surgindo após esse tipo de experiência, como a Mini Maker Lab (http://minimakerlab.com.br/), lançada na CPBA1.
A PRÓTON participou do Code Challenge na madrugada do dia 18, com o projeto “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica com Armazenamento em Nuvem”, utilizando uma placa Raspberry pi Model 3 (https://www.raspberrypi.org/) – um computador que cabe na palma da mão, operando apenas com software livre. O objetivo é investigar formas alternativas, seguras e mais econômicas para emissão e armazenamento de documentos fiscais. Também participamos do desafio de robótica, ajudando estudantes em tarefas de programação de robôs usando ao ambiente de desenvolvimento Arduino.
Indústria 4.0 e Profissões do Futuro
A Indústria 4.0 é um conceito recente que engloba a convergência de várias tecnologias emergentes e inovações aplicados aos processos de manufatura, com profundo impacto na economia e na sociedade. Trata-se de um novo período no contexto das revoluções industriais, onde os processos de produção tendem a tornar-se mais autônomos, eficientes e customizáveis. A popularização das impressoras 3D e dos projetos de produtos distribuídos via web são exemplos bem conhecidos dessa revolução. Esse tema foi abordado em palestras no Palco Steam, com grande interesse do público. Por conta dessa revolução tecnológica, novas oportunidades educacionais e profissionais serão criadas – estima-se que 90% das profissões de 2030 ainda não existem.
Internet das Coisas, Big Data, Privacidade e Segurança
Esses temas foram recorrentes durante a Campus Party, principalmente por serem também parte da grade de vários cursos de nível superior na área de tecnologia da informação. Bilhões de dispositivos inteligentes, na proporção de 1,86 por habitante da Terra, estão atualmente conectados via web e geram uma quantidade colossal de dados que são armazenados (Big Data), englobando praticamente todas as áreas da atividade humana. A análise e interpretação desses dados, com intuito de extrair insights ou conhecimento, é uma das atribuições do cientista de dados, uma das profissões com maior demanda no momento.
Este tema foi abordado por Ricardo Cappra (cientista de dados – https://cappra.com.br/ricardo-cappra/) no Palco Feel The Future, sendo a palestra mais disputada do evento. No contexto de atividades cada vez mais dependentes da internet, os tópicos Segurança da Informação, Privacidade e Fake News também foram abordados em diversas apresentações e painéis de discussão, dada a sua relevância no cenário atual.
Sobre o evento, acesse:
http://brasil.campus-party.org/cpbahia/
Para mais informações entre em contato:
Próton Sistemas
Rua Barão do Rio Branco, 1.137 Edf. Clilab – 2 º andar
Centro – Feira de Santana- Ba
Tel.: 55 75 2101-3744
E-mail: proton@protonsistemas.com.br