O que é Terceirização ou Outsourcing?

O que é outsourcing, ou terceirização?

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Um exemplo de terceirização de atividade-meio é uma empresa que produz pregos, terceirizar os setores de limpeza e segurança.

Em alguns casos, o Outsourcing pode ser uma parceria entre uma empresa contratante e uma contratada, onde a última presta serviços de assessoria a primeira, havendo apenas uma sutil diferença entre Outsourcing e Terceirização.

Resultado de imagem para terceirização

As definições de Terceirização e Outsourcing se referem a terceirização da atividade-meio da empresa e não da atividade-fim, apesar de isso ser apenas uma definição mercadológica. Na prática, quem pode ou não determinar se ocorrerá terceirização da atividade-fim é o governo do país em questão.

Desde o ano de 2004 tramitava no Congresso Nacional uma proposta para alterar a regulamentação da terceirização no Brasil. Esta proposta foi recentemente sancionada pelo presidente Michel Temer, onde a partir de agora as empresas brasileiras podem terceirizar também a atividade-fim, ou seja, terceirizar a mão de obra direta do negócio. Por exemplo, uma empresa que produz lâmpadas, pode terceirizar toda a produção da lâmpada em si, transferindo esta área para outra empresa do mercado. Para os trabalhadores, o que muda é que eles podem ser contratados por uma empresa que terceiriza ou uma que é a terceirizada, ou seja, a que vai prestar o serviço. Caso a terceirizada não honre com os compromissos da CLT, o empregado poderá reclamar seus direitos na justiça, perante a empresa que contratou a terceirizada.

Resultado de imagem para terceirização

A terceirização seja ela de atividade-meio ou fim ocorre em todo o mundo e cresce vertiginosamente. O celular Iphone é criado nos EUA, mas é produzido na China. A atividade-meio da Apple é criar, produzir e vender seu produto, mas, ela optou por fazer terceirização (outsourcing) da produção, que é uma parte da sua atividade-fim. No Brasil, cerca de 25% da atividade-meio é terceirizada. A partir de agora, a terceirização vai crescer no país e as empresas reduzirão seus custos, pois na terceirização pratica-se preços menores. Os trabalhadores por sua vez, vão ter mais empresas para buscar oportunidades de trabalho.

A China é o país com o maior número de terceirizadas do mundo, seguida de China, Malásia, Brasil e Indonésia. A polêmica que ocorre neste momento no Brasil, também ocorre no resto do mundo, inclusive nos EUA onde há um debate aquecido a respeito de a terceirização transferir para outros países várias atividades que poderiam ser feitas dentro do país. O fato é que em um país livre como os EUA, empregados e empresas fazem suas escolhas e negociam livremente. A busca de mão de obra fora do país é devido ao baixo custo da mão de obra externa. No mundo, cerca de 40% dos países que terceirizam dizem que o principal motivo é a redução de custos.

Resultado de imagem para terceirização

A terceirização é inevitável devido a globalização e a Internet, pois de fato as fronteiras estão caindo dia a dia, viabilizando negócios antes inviáveis devido a barreiras governamentais ou da língua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s