O seu estoque “Fecha”?

Antes de entrar no mérito desta questão, é necessário saber o significado da palavra que melhor define o fechamento dos estoques.  Acurácia ou Acuracidade é a precisão e exatidão de dados e informações, quando há ausência de erros ou equívocos. A palavra acurácia, é um termo bastante utilizado na Física e na Matemática para definir a precisão de um experimento com o seu valor real. Quanto maior a acurácia, mais autêntico é o resultado da experiência. A Acuracidade surgiu a partir da palavra inglesa accuracy, utilizada também como base etimológica para acurácia. 

No Brasil é comum no meio empresarial o uso do jargão “fechamento do estoque” referenciando-se a Acurácia do mesmo. No país, vive-se uma realidade em que a maior parte das micro, pequenas e médias empresas não tem índices aceitáveis de Acuracidade. A maioria reconhece que tem problemas, porém, está sempre protelando a solução.

Em uma palestra que ministro intitulada “OS DEZ MANDAMENTOS DO ESTOQUE – O Caixa Fechou! e o Estoque?”, apresento ao público os motivos que fazem com que o caixa financeiro das empresas esteja diariamente correto, porém, o estoque encontra-se em situação bastante complicada. A maioria dos empresários não sabe o índice de acuracidade dos seus estoques, ou apenas supõem um percentual. O problema do baixo índice de Acuracidade dos estoques no Brasil é meramente cultural. Não passa pela esfera tecnológica ou da mão de obra. O problema vem de cima para baixo; vem da cultura do empresário.

estoque eh dinheiro

Estoque é DINHEIRO materializado em forma de MERCADORIA. Sendo assim, conclui-se que MERCADORIA = DINHEIRO. Na prática, o empresário enxerga MERCADORIA como MERCADORIA, e com isso, dá pouca importância ao controle das mesmas. Para resolver este problema e atingir índices aceitáveis de Acuracidade, vão aqui os DEZ MANDAMENTOS que, se executados com austeridade, certamente o problema será resolvido.

  1. Faça os pedidos de compra de mercadorias no sistema de gestão e envie o mesmo ao seu fornecedor. Benefícios: registro da compra, controle do saldo do pedido, checagem na entrada, histórico de compras. 
  2. Faça inventários rotativos diários por amostragem, usando coletores de dados. Benefícios: fiscalização contínua, erros apurados no dia, cria-se a cultura e a percepção do controle rígido.
  3. Emita sistematicamente relatórios de apoio estratégico a gestão dos estoques como Curva ABC, estoques mínimos e máximos, estoque sem giro a X dias,  ranking de devolução de vendas, etc. Benefícios: tomada de decisão com base em fatos reais, avaliação do movimento dos estoques, percepção antecipada de problemas, apoio a área comercial.
  4. Faça um inventário geral no máximo a cada quatro meses usando coletores de dados. Benefícios: percepção do controle austero, identificação e resolução de problemas, melhor do atendimento ao cliente e ao governo.
  5. Busque fornecedores parceiros que lhe ajude a vender a mercadoria. O fornecedor tem que apoiar a venda disponibilizando estrutura comercial de merchandising. Benefícios: maior giro, menor lead time, cria-se a cultura do atendimento ao cliente e não somente comprar e vender.
  6. Faça uso de todo o aparato eletrônico disponível no mercado. Use câmeras em todos os locais de movimento do estoque, use cancelas eletrônicas e coletores de dados, faça as pessoas perceberem que todo o ambiente é monitorado eletronicamente. Benefícios: reprime-se apropriações indébitas, cria-se a cultura da vigilância permanente.
  7. Centralize a operação do negócio caso sua empresa tenha mais de uma unidade de negócio, deixando nas lojas apenas a venda. Benefícios: redução de custos com unificação de equipe e processos, treinamento mais rápido e com menos custos, redução de custos com equipamentos, dados corporativos, aumento da segurança da informação.
  8. Centralize os estoques em um Armazém Central. Utiliza um software WMS. Benefícios: redução de custos, maior velocidade na operação, menor quantidade de estoques, redução de erros, eliminação da perda por validade, maior controle e aumento da Acuracidade.
  9. Faça uso de relatórios de vendas como Curva ABC de Clientes, venda por fornecedor, venda por lucro bruto com análise de CMV e MARKUP, ranking de vendas por mercadoria, grupo, subgrupo, região, venda por promoção, etc. Benefícios: redução de estoques, foco nos estoques lucrativos, aumento da venda saudável, eliminação de perdas e devoluções.
  10. O décimo e mais importante mandamento do estoque é a contratação de um PCE – Planejamento e Controle de Estoque, ou seja, O RESPONSÁVEL PELO ESTOQUE. Ele será responsável por fazer com que todos os outros 9 mandamentos aconteçam. As principais atribuições e benefícios gerados por um PCE são:

          – Fiscaliza os estoques.

          – Previne perdas.

          – Cria, replaneja e controla os processos logísticos.

          – Estuda tecnologias disponíveis no mercado.

          – Interage com as demais áreas da empresa.

          – Controla inventários rotativos e pontuais.

          – Presta contas a diretoria.

 

Sem um PCE na empresa para controlar os estoques, é hipocrisia acreditar que se conseguirá estoques corretos e com alto índice de Acuracidade. É possível observar que não há nada de extraordinário no que foi citado nos dez mandamentos. Todos os pontos são possíveis e tem custo baixo. Por em prática é apenas uma questão de decisão do empresário. Muito mais caro que não executa-los, é o inadmissível fato do empresário não saber sequer o seu índice de Acuracidade, e se ele não sabe, a consequência é óbvia: prejuízo sem conhecimento da dimensão do mesmo.

O salário de um PCE custa algumas vezes menos que o prejuízo dos estoques descontrolados.

Adolffino01919

Adolfino Alves Pereira Neto

Professor, Empresário, Administrador, Consultor,

Especialista em Logística Empresarial.

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “O seu estoque “Fecha”?

  1. Paulo Rios disse:

    Excelentes orientações. Mesmo que você já seja atento ao controle do seu estoque, com certeza encontrará algo útil para a sua rotina.

    Parabéns pela matéria.

    Curtir

  2. Everaldo Neto disse:

    Tendo em vista que os empresários realmente não vêem o estoque como ele realmente é, nós dessa área tão importante para as empresas temos como missão principal refazer essa cultura morta. Muito interessante seu trabalho Parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s