No cotidiano, as vezes falamos palavras que não sabemos o significado, e isso acontece porque elas se tornaram tão comuns que deduzimos o que seja, mas não nos preocupamos em saber o real significado. Um bom exemplo é o nome das cidades; porque JUIZ DE FORA-MG? porque FEIRA DE SANTANA-BA? porque CRUZ DAS ALMAS-BA? e há tantas outras com nomes curiosos por ai, mas cada uma tem significado interessante. O mesmo acontece com a Logística, as pessoas imaginam o que seja, mas não sabem definir. Na verdade, não há uma única definição para a palavra Logística.
Logística tem inúmeras definições mundo afora, mas para mim, sinteticamente falando, Logística é o movimento inteligente.
“Logística é a ciência de se fazer algo chegar ao lugar certo, na quantidade certa, nas condições certas, pelo mínimo custo”.
“Logística é movimentar coisas utilizando meios corretos, objetivando o menor tempo e custo possível para este movimento.”
A Logística está em tudo o que fazemos. Quando saímos de casa para ir ao trabalho, buscamos um caminho que seja o mais inteligente possível para nos levar até lá, gastando pouco combustível, rodando menos quilômetros, sendo mais veloz e que não haja atraso na chegada ao trabalho.
No mundo empresarial, a logística está dividida em logística de armazenagem e de transporte. Isso ocorre dentro das cadeias de abastecimento, as quais representam o ciclo de uma mercadoria desde a sua produção até nós consumidores consumirmos a mesma.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”.
A origem da palavra logística vem do grego “logistikos” significando cálculo e raciocínio no sentido matemático. Desde a época antiga, os faraós já faziam o uso da logística, estocando grãos em armazéns para não faltar alimentos em tempos de escassez. Na segunda guerra mundial, a logística começou a tomar forma como ciência, pois o movimento inteligente de tropas e armamentos passou a ser fundamental diante do enorme volume bélico em movimento. Nesta época, ainda não havia o uso acadêmico da Logística, mas haviam estudos militares não publicados. Dai em diante, entre as décadas de 50 e 60 a logística evoluiu nos meios empresariais, pois com as experiências militares, observava-se uma grande redução de custos quando o movimento passa a ser feito de forma planejada e organizada, buscando o menor consumo de energia. No final da década de 60 e início dos anos 70, surge o conceito de MRP – Material Resource Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais), o qual buscava otimizar a movimentação de estoques em grandes empresas, utilizando a Tecnologia da Informação.
Dai em diante, surgem os softwares ERP – Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos do Empreendimento), e WMS – Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém), e TMS – Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte), nas décadas de 80 e 90. Dai em diante, a logística evolui e se difunde em todo o mundo, sempre apoiada pela T.I.. Nos dias atuais, a logística evolui com a mobilidade dos equipamentos como coletores e tablets, além dos inúmeros recursos de movimentação e rastreamento de mercadorias e veículos.
Adolfino Alves Pereira Neto
Empresário, Administrador, Consultor, Especialista em Logística Empresarial, Professor.
Parabéns pela competência , pela visão futurista
E espírito empreendedor
Sucesso!!
CurtirCurtir
Obrigado Goretti, conto com sua participação, comentando e sugerindo assuntos!
CurtirCurtir
Muito bom e esclarecedor o seu texto Adolfino, colocaria uma cor mais forte no texto, facilitando a leitura dos que precisam de óculos. Parabéns !!
CurtirCurtir
Obrigado Ivone, sua sugestão será acatada. Seja bem vinda!
CurtirCurtir